19 Jul 2024
Erasmus+ “Let it Sound. Till everybody notice”
Erasmus +

Erasmus+ “Let it Sound. Till everybody notice”

5 Dez 2022
De 20 de novembro a 2 de dezembro, 6 alunos e 2 professores visitaram a cidade de Nápoles, no âmbito do projeto Erasmus+ “Let it Sound. Till everybody notice”, em que se trabalha o tema do bullying a partir das artes, mas essencialmente da música. Foi uma semana intensa em atividades e rica culturalmente.
No primeiro dia visitámos a escola parceira, onde fomos recebidos pelo diretor. De seguida, fomos ao Castelo Nuovo, onde fomos recebidos pelo assistente do presidente da Câmara de Nápoles.
Depois de um almoço tipicamente italiano, regressámos à escola, onde todos os parceiros fizeram a apresentação cultural do seu país, trabalho realizado pelos alunos que participaram nesta mobilidade.
Durante a semana foram realizadas várias atividades artísticas, muitas delas focadas na música.
Foi uma semana rica culturalmente, pois Nápoles é uma cidade cheia de história e rica em locais para visitar.
Podemos dizer que o ponto alto da semana foi a visita a Pompeia, um vasto sítio arqueológico localizado perto da costa do Golfo de Nápoles. Pompeia foi uma cidade romana próspera e sofisticada, que ficou soterrada por metros de cinzas e pedras-pomes após a catastrófica erupção do Monte Vesúvio, em 79 d.C. Atualmente, com ruínas escavadas, o local está bem preservado, parecendo uma cidade viva.
Não podemos deixar de referir a visita à Fundação Pio Monte Della Misericordia, onde tivemos o privilégio de contemplar e ouvir a explicação da obra “as 7 obras de misericórdia” de Caravaggio.
A visita ao Parque Natural do Vesúvio também nos encantou, pela sua biodiversidade, com algumas espécies únicas no mundo.
Tivemos ainda a sorte de degustar um rico almoço na quinta “Le Lune Del Vesuvio”, onde tudo o que nos foi servido saiu daquelas terras férteis.
Nápoles é a terceira maior cidade de Itália – depois de Roma e Milão. É a segunda área metropolitana mais populosa do país, uma das cidades mais densamente povoadas da Europa e uma das mais antigas áreas urbanas continuamente habitadas do mundo.
Nápoles também é considerada uma capital do Barroco, começando com a carreira de Caravaggio no século XVII e a revolução artística que ele inspirou. Do Museu Arqueológico à Capela de San Severo, passando pelo Mercado Pignasecca, não falta o que visitar em Nápoles. E isto sem falar na incrível gastronomia napolitana, conhecida pela sua associação com a pizza, originária da cidade, além de vários outros pratos locais.
Apesar do trânsito caótico e da limpeza deixar a desejar, é uma cidade muito interessante para conhecer em Itália, pelos pontos turísticos, comida e pessoas extremamente recetivas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *