O Agrupamento de Escolas de Frazão, Paços de Ferreira
O Agrupamento de Escolas de Frazão, Paços de Ferreira foi criado em 2002 e integra quatro estabelecimentos de educação e ensino das freguesias de Paços de Ferreira, Frazão/Arreigada e Seroa: três escolas básicas, com 1.º CEB e Educação Pré-escolar, e uma escola-sede, com 2.º e 3.º CEB.
Freguesia | Estabelecimento |
Frazão/Arreigada (Frazão) | Escola Básica de Frazão |
Frazão/Arreigada (Frazão) | Escola Básica n.º1 de Frazão |
Paços de Ferreira(Modelos) Frazão/Arreigada (Arreigada) | Escola Básica de Arreigada |
Seroa | Escola Básica de Seroa |
Missão
Formar cidadãos responsáveis, cultos e tolerantes, portadores de uma consciência cívica e moral que lhes permita uma inclusão plena na sociedade do século XXI.
Visão
O Agrupamento de Escolas de Frazão, Paços de Ferreira pretende prestar à sua comunidade um serviço público de educação com qualidade, preparando os seus alunos para os desafios de uma sociedade em constante mutação.
Pretendemos formar alunos portadores de pensamento e espírito crítico, livres e autónomos, com consciência de si próprios e do mundo que os rodeia. Alunos capazes de pensar, de agir, de refletir, de desenvolver trabalho colaborativo. Queremos contribuir para a formação de cidadãos que valorizem as Artes, as Humanidades e as Ciências e Tecnologias e reconheçam a sua importância para a dimensão social, cultural, económica e ambiental de Portugal e do mundo. Que respeitem a diferença e a diversidade cultural, que sejam solidários e prezem a dignidade humana.
Valores
No nosso Agrupamento pretendemos desenvolver uma cultura de Escola assente em valores que constituem os alicerces das sociedades do século XXI. Enquanto espaço de formação e educação, temos como orientação o aprofundamento e transmissão de valores ligados a uma ética humanista fundada no respeito pela dignidade e inviolabilidade da pessoa e consignados superiormente pela Declaração Universal dos Direitos do Homem. Seguindo esta linha de pensamento, buscamos o desenvolvimento gradual de competências humanas e cívicas: respeito, tolerância, coragem, compromisso, transparência, pluralismo, liberdade, compromisso coletivo e concertação social, alargando o conceito de cidadania e da compreensão dos novos direitos e responsabilidades num mundo global, respeitando a diferença e a inclusão de todos. Partilhamos, pois, da filosofia presente no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, que se afirma como o documento de referência para a organização de todo o sistema educativo, contribuindo para a convergência e a articulação das decisões inerentes às várias dimensões do desenvolvimento curricular, e que transcrevemos: “Todas as crianças e jovens devem ser encorajados, nas atividades escolares, a desenvolver e a pôr em prática os valores por que se deve pautar a cultura de escola, a seguir enunciados.
- Responsabilidade e integridade – Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.
- Excelência e exigência – Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à superação; ser perseverante perante as dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros.
- Curiosidade, reflexão e inovação – Querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações.
- Cidadania e participação – Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor.
- Liberdade – Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.”